2

 
  Paraíba: João Pessoa ficará sem cirurgias cardíacas pelo SUS a partir desta 5ª

26/08/2010

Publicado em 15/08/2010

As cirurgias cardiovasculares, realizadas na Clínica Dom Rodrigo e no hospital Santa Paula, em João Pessoa, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estarão suspensas a partir desta quinta-feira (16 de agosto).

Os médicos cirurgiões deram um prazo às secretarias de Saúde municipal e estadual até esta quarta-feira para rever o número de cirurgias liberadas e a tabela de honorários do SUS, iniciando uma negociação de reajuste. Até agora não houve diálogo.

“Infelizmente, não temos como continuar prestando nossos serviços. Há meses já vínhamos denunciando a falta de condições de trabalho e uma tabela defasada há mais de dez anos. Tentamos o diálogo com o poder público, mas não obtivemos resposta”, ressaltou o presidente da Cooperativa dos Cirurgiões da Paraíba (Coopecir/PB), Marcus Maia.

Ele explicou que os médicos vêm recebendo honorários praticamente simbólicos para esse tipo de procedimento e isto torna economicamente inviável realizar cirurgias cardíacas em João Pessoa, pelo SUS. “Essas cirurgias são de longa duração, de alta complexidade e exigem grande especialização dos profissionais”, disse. Além disso, os recursos repassados para o cirurgião ainda são divididos com mais oito profissionais da equipe.

No final do mês de julho, a Coopecir enviou formalmente documento aos Secretários de Saúde, Roseana Meira (municipal) e Geraldo Almeida (estadual), comunicando da decisão de paralisação dos serviços dos médicos. O mesmo documento foi encaminhado ao Ministério Público Federal, ao Ministério Público Estadual e ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba.

Em João Pessoa, apenas a clínica Dom Rodrigo e o hospital Santa Paula são credenciados para realizar cirurgias cardiovasculares pelo SUS. Nas duas unidades, são realizadas mensalmente em torno de 35 cirurgias. Os procedimentos mais comuns são as pontes de safena, mamária e a troca de válvula cardíaca. De acordo com Marcus Maia, os médicos teriam condições de realizar um número maior de cirurgias e beneficiar mais pacientes, caso houvesse um repasse maior de recursos por parte da Secretaria Municipal de Saúde. “Aqui em João Pessoa existe cerca de 500 pacientes à espera de cirurgia cardíaca”, completou.

Fontes: http://www.clicrn.com.br/noticias

 
 




CardioTórax © Copyright 2009    ||    Todos os direitos reservados

Av. Anita Garibaldi, n 1477, Ed. Alexander Fleming, sala 403
Ondina - Salvador - BA - 41.950-176
Telefone: +55 71 3261-2613