3

 
  Pará: Médicos podem negar fazer cirurgias cardíacas

26/08/2010

Publicado em 27/04/2010

Pacientes que precisem de cirurgias no coração podem ficar sem o procedimento a partir de maio. É quando os cirurgiões cardíacos que atuam em Belém prometem se reunir e entregar uma carta à Prefeitura de Belém se negando a fazer intervenções cirúrgicas, caso a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) não cumpra a reivindicação dos médicos quanto ao repasse por cada cirurgia feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com isso, dezenas de doentes podem ficar em risco de morte, já que a cirurgia cardiovascular é complexa e, na maioria dos casos, de emergência.

REPASSE

Os profissionais querem que o município pague R$ 6 mil a mais para as equipes cirúrgicas, como é feito já em outros Estados. Hoje, o SUS repassa cerca de R$ 900 por cada procedimento. O SUS possui convênio com dois hospitais privados que fazem intervenções coronárias na capital: o Hospital da Ordem Terceira e a Beneficente Portuguesa.

Cerca de 40 pacientes (chamados eletivos, que precisam operar, mas não são da urgência) são operados pelo SUS nos dois hospitais todo mês. Os outros centros de referências são administrados pelo Estado: Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e o OfirLoyola, e não serão afetados com a paralisação.

Segundo Haroldo Cury, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, a entidade está fazendo movimento nos Estados em que o repasse do SUS pode ser complementado pelas prefeituras. No Espírito Santo, os médicos fizeram greve de três meses, até que a prefeitura cedeu às exigências.

“Há um risco sério de doentes ficarem sem operar e morrer. Apenas o Gaspar Viana e o Ofir Loyola vão continuar operando, mas não vão conseguir dar conta da demanda dos outros hospitais”, alerta o cardiologista.

Belém possui 16 cirurgiões cardíacos que integram a sociedade. Eles também pretendem se mobilizar contra os convênios de saúde. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, mas até o fechamento da reportagem não teve resposta. (Diário do Pará)

Fontes: http://www.diariodopara.com.br/

 
 




CardioTórax © Copyright 2009    ||    Todos os direitos reservados

Av. Anita Garibaldi, n 1477, Ed. Alexander Fleming, sala 403
Ondina - Salvador - BA - 41.950-176
Telefone: +55 71 3261-2613