4

 
  Cardiotórax firma contrato com o Planserv

05/12/2012

Desde a sua implantação, a Cardiotórax mantém relação com o Planserv, que é a maior assistência de saúde do estado da Bahia com quase 500 mil vidas, porém ainda não existia um contrato direto formalizado. As relações aconteciam em decorrência de um acordo para recebimento de valores negociados desde 2009 que melhoravam os honorários das cirurgias torácicas e cardíacas, porém o recebimento se dava com o repasse, através dos hospitais. A partir de agora essa relação passará a ter vínculos mais estreitos e promissores, como explica o presidente da Cardiotórax, Dr. Antonio Penna.

“O avanço é que nós passaremos a faturar diretamente contra o Planserv, sem nenhum intermediário e com a perspectiva de recebimento mais rápido e ágil. É um ganho muito representativo para a cooperativa porque nos fortalecerá como instituição, nos permitirá sentarmos à mesa de negociação e buscar, por exemplo, a implantação de um diferencial para cirurgias por vídeo e de melhoria dos pacotes diante da defasagem dos valores vigentes que estão baseados na CBHPM de 2004”, explica.

O faturamento direto também proporcionará rapidez na resolução dos impasses relacionados às glosas, como ressalta Dr. Penna. “Como em todo e qualquer faturamento contra convênios, seja direto ou indireto, o problema da glosa existirá. Eventualmente, são necessários relatórios e a produção de alguns documentos para que a glosa não aconteça. Quando essa relação é direta, até mesmo esse processo ganha agilidade porque estaremos à frente dos problemas e buscaremos resolvê-los o quanto antes, afinal o interesse é nosso”.

As negociações se prolongaram por quase um ano, devido aos tramites legais. “Foi bastante demorado porque tivemos que participar de um processo licitatório que pediu uma série de documentos. Houve também necessidade de ajuste de entendimento de requisitos por parte do Planserv”. Apesar do desgaste das negociações, Dr. Penna reconhece a importância desta conquista que, segundo ele, é um marco para a Cardiotórax. “Na história da cooperativa talvez seja um marco importantíssimo, não em termos imediatos, mas numa visão de médio e longo prazo. Essa relação direta com o Planserv nos permitirá um destaque nas negociações frente ao maior gestor de saúde na Bahia, presente em quase todos os hospitais da rede privada em Salvador e no interior do estado. É necessário que todo cooperado, até mesmo àquele que não tem problemas de recebimento com os repasses em um ou outro hospital, compreenda a força que a coletividade terá quando precisarmos discutir assuntos relacionados a valores de pacotes e revisão dos honorários que já estão, inclusive, defasados”, finaliza.

A Cardiotórax ampliou o número de funcionários contratando mais uma pessoa, visando justamente oferecer um serviço ágil e eficaz já que a expectativa de incremento no faturamento é de 25%.

Jornalista Responsável: Cinthya Brandão DRT/BA 2397

 
 




CardioTórax © Copyright 2009    ||    Todos os direitos reservados

Av. Anita Garibaldi, n 1477, Ed. Alexander Fleming, sala 403
Ondina - Salvador - BA - 41.950-176
Telefone: +55 71 3261-2613