1

 
  Edital de Convocação para o Título de Especialista em Cirurgia Torácica

30/09/2012

EDITAL 2012

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA TORÁCICA

TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA TORÁCICA

Conforme estabelecido pelo Estatuto da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), o exame anual para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia Torácica de 2012 será realizado durante as atividades do XXXVI Congresso Brasileiro de Pneumologia em Belo Horizonte, MG, que ocorrerá entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro de 2012. O Exame será realizado no dia 27 de novembro de 2012 (27/11/2012), a partir das nove horas da manhã (09hs:00min) em local a ser definido e divulgado no site da SBCT e notificado por email aos candidatos inscritos. Abaixo estão contidas as informações para os interessados em realizá-lo

PRÉ-REQUISITOS

As Inscrições, o formato e a realização do Exame, serão regidos pelo Capítulo XI – Artigos 41 e 42 dos Estatutos da SBCT, e pelos Artigos 27 à 36 do Regimento Interno da SBCT. Poderão candidatar-se ao Título de Especialista em Cirurgia Torácica (TECT), os médicos formados há 6 (seis) anos ou mais, no Brasil ou no exterior, que tenham práticado a especialidade por pelo menos 04 anos, que possuam comprovação definitiva de inscrição e regularização no Conselho Regional de Medicina Estadual (apresentar junto com Curriculum Vitae) e que preencham um dos 2 requisitos abaixo:

1. Apresentar certificado de conclusão de residência médica em Cirurgia Torácica em programa reconhecido pelo MEC.

2. Apresentar Certificado de Conclusão de estágio em Cirurgia Torácica, em centro reconhecido pela SBCT, com período equivalente ao do programa de residência médica referido no item anterior, antecedido por treinamento em cirurgia geral de no mínimo 2 anos com as mesmas características do treinamento em cirurgia torácica (aprovação pela CNRM ou pelo CBC).

Como não estão regulamentados ainda estágio e pós-graduação reconhecidos pela SBCT, consideramos como válido estágio oficial (ou pós-graduação) em serviço com médio para alto movimento cirúrgico torácico (mais de 50 procedimentos de médio e grande porte por ano – sujeitos à comprovação a critério da comissão) e que tenha em seus quadros pelo menos um Membro Titular Especialista da SBCT para cada dois pós-graduandos ou estagiários, sendo que esse Titular se responsabilizará pelo treinamento destes.

INSCRIÇÃO

A inscrição deverá ser feita através de requerimento à Secretaria da SBCT e acompanhado de documento comprovando o pagamento da taxa de inscrição, e dos diversos documentos relacionados abaixo, que são considerados essenciais e sem os quais a inscrição não será concretizada. A taxa de inscrição deverá ser depositada na conta bancária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, no banco Bradesco agência 1945, conta corrente número 030798-0.

A taxa de inscrição para sócios quites com a SBCT e AMB é correspondente a uma anuidade vigente, R$ 385,00 (trezentos e oitenta e cinco reais), e para sócios não quites, ou não sócios, é correspondente ao dobro da anuidade vigente, R$ 770,00 (setecentos e setenta reais).

As inscrições terão início no dia da publicação deste Edital no site e término impreterivelmente no dia 27 de outubro de 2012. Poderá ser realizada pessoalmente ou por carta registrada (preferencialmente SEDEX). O recibo do registro do correio vale como prova da data de inscrição. Em hipótese nenhuma serão aceitas inscrições condicionais.

Para a inscrição os candidatos deverão anexar Curriculum Vitae (CV) e cópia autenticada dos documentos e títulos listados no CV (não será mais necessário anexar os originais, mas a autenticação dos documentos em cartório é fundamental).

A lista de operações já realizadas pelo candidato deverá constar do CV. A lista deve conter as iniciais e número de registro do paciente, data da intervenção, diagnóstico, tipo de intervenção, nome do hospital, cidade, estado, devendo a lista estar autenticada pelo Chefe do Serviço e pelo Chefe do Arquivo Médico.

Não serão considerados para fins de pontuação os documentos e títulos não relacionados com a especialidade de cirurgia torácica. Caso a documentação apresentada seja insuficiente, a taxa de inscrição será devolvida, descontada a taxa de serviço de 20% (vinte por cento). Entretanto, caso o candidato não compareça à prova, perderá integralmente a taxa de inscrição. Não serão aceitas de forma nenhuma inscrições condicionais ou incompletas.

O candidato deve enviar anexo ao Curriculum Vitae, a lista de operações já realizadas pelo mesmo, que deve conter no mínimo 50 (cinquenta) cirurgias torácicas de médio e grande portes, devendo 50% destas corresponder a Lobectomias ou Pneumectomias. A lista deve conter as iniciais e número de registro do paciente, data da intervenção, diagnóstico, tipo de intervenção, nome do hospital, cidade, estado, devendo a lista estar autenticada pelo Chefe do Serviço e pelo Chefe do Arquivo Médico.

Os procedimentos relacionados a seguir não poderão exceder 20% (vinte por cento) do total de operações mínimas necessárias apresentadas pelo candidato: Toracoscopia Convencional (Pleuroscopia), Mediastinoscopia, Mediastinoscopia ou Mediastinotomia exploradora paraesternal, biópsia de pulmão a céu aberto ou videotoracoscópica, toracostomia aberta (pleurostomia) e pericardiostomia.

Não serão considerados para fins de avaliação os documentos não relacionados com a especialidade e toda a documentação será posteriormente devolvida ao candidato. Caso a documentação apresentada seja insuficiente, a taxa de inscrição será devolvida, descontada a taxa de serviço de 20% (vinte por cento). Entretanto, caso o candidato não compareça à prova, perderá integralmente a taxa de inscrição.

COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora do Título de Especialista será constituída e presidida por um membro da Diretoria e 04 (quatro) membros Associados Titulares da SBCT por ele indicados, sendo presidida pelo membro Diretor, que pode nomear um dos outros membros como Coordenador.

EXAME

Primeira Fase

A Prova Escrita constará de 50 questões de múltipla escolha e a Prova Oral (teórico prática) constará da análise clínica de casos documentados. Tanto a Prova Escrita, como a Prova Oral, receberão uma nota variando de 0 (zero) a 10 (dez), de acordo com o percentual de acertos nas questões colocadas. O peso da avaliação será de 50% para prova escrita e 40% para a prova oral (teórico prática). A análise do CV terá peso de 10%. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média global igual ou superior a 7,0 pontos. O gabarito será divulgado no site da SBCT até 10 (dez) dias após a prova, juntamente com a lista de aprovados.

Os candidatos serão aprovados ou reprovados no exame, não recebendo nota nem classificação, e serão informados do resultado do seu exame por meio de oficio da SBCT, enviado por via postal e registrado em livro próprio.

Segunda Fase

A Prova Prática consistirá na realização de uma operação da especialidade de Cirurgia Torácica. Ela somente será realizada após a confirmação da aprovação do candidato nas provas da primeira fase . Ela deverá ser efetivada no prazo máximo de 6 (seis) meses após ser o candidato oficialmente comunicado que foi aprovado na primeira fase pela secretaria da SBCT, podendo ser realizada pelo postulante em seu serviço, diante de pelo menos um membro da comissão julgadora ou um membro titular da SBCT por ela designado e que não trabalhe no mesmo serviço do candidato. A operação deverá ser de grande porte, devendo o caso completo ser apresentado pelo candidato ao examinador antes da realização da operação. Após 30 (trinta) dias do ato operatório, a descrição do procedimento e a evolução pós-operatória do paciente deverão ser encaminhados ao examinador ou à secretaria da SBCT. Os candidatos aprovados ou reprovados no exame não receberão nota nem classificação.

PROGRAMA DO EXAME PARA TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA TORÁCICA

1. Avaliação de risco cirúrgico em cirurgia torácica

2. Princípios gerais da cirurgia torácica

3. Procedimentos cirúrgicos pulmonares

4. Procedimentos cirúrgicos pleurais

5. Propedêutica cirúrgica do tórax

6. Endoscopia diagnóstica e terapêutica

7. Estadiamento cirúrgico do mediastino

8. Derrame pleural: avaliação propedêutica

9. Tratamento do derrame pleural e pericárdico neoplásicos

10. Pneumotórax

11. Empiema pleural

12. Tumores da pleura

13. Traumatismo torácico

14. Patologia cirúrgica da traquéia

15. Tumores do mediastino

16. Cirurgia do diafragma

17. Cirurgia dos defeitos congênitos da parece torácica

18. Anomalias congênitas dos órgãos intratorácicos (exceto coração e grandes vasos)

19. Doenças pulmonares supurativas

20. Cirurgia do esôfago

21. Miastenia gravis

22. Bócio endotorácico

23. Metástases pulmonares

24. Estadiamento do câncer de pulmão

25. Tratamento cirúrgico do carcinoma brônquico

26. Terapêutica cirúrgica da hiperidrose

27. Alternativas cirúrgicas e endoscópicas no tratamento do enfisema difuso

28. Indicações atuais do transplante de pulmão

29. Peculiaridades da cirurgia torácica pediátrica

30-Tumores de parede torácica

ANEXO I – AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE:

ATIVIDADES PONTOS

Congresso Nacional da Especialidade 20

Congresso da Especialidade no Exterior 5

Congresso/Jornada Regional Estadual da Especialidade 15

Congresso Relacionado à Especialidade com apoio da Sociedade Nacional da Especialidade 10

Outras Jornadas, Cursos e Simpósios 0,5 ponto/hora (mínimo 2hs/máx. 10hs.)

Programa de Educação à Distância (incluindo Internet) por Ciclo 0,5 ponto/hora (mínimo 1h/máx. 10hs.)

ATIVIDADES PONTOS

Artigo Publicado em Revista Médica 5

Capítulo em Livro Nacional ou Internacional 5

Edição Completa de Livro Nacional ou Internacional 10

Conferência em Evento Nacional apoiado pela Sociedade de Especialidade 5

Conferência em Evento Internacional 5

Conferência em Evento Regional ou Estadual 2

Apresentação de Tema Livre ou Pôster em Congresso ou Jornada da Especialidade 2 (máx. 10)

ATIVIDADES PONTOS

Participação em Banca Examinadora (Mestrado, Doutorado, Livre Docência, Concurso, etc.) 5

Mestrado na Especialidade 15

Doutorado ou Livre Docência na Especialidade 20

Coordenação de Programa de Residência Médica 5 por ano (máximo de 5 anos)

ANEXO II

A pontuação do CV obedecerá a seguinte orientação:

Residência Médica em Cirurgia Torácica 2,0

Estágio em Cirurgia Torácica por no mínimo 2 anos 1,0

Mestrado em Ciências Médicas 1,5

Doutorado ou Livre-Docência em Ciências Médicas 2,0

Curso de Especialização de 360 horas 0,2

Curso de Especialização em Cirurgia Torácica de 720 horas 0,4

Curso de Especialização em Cirurgia Torácica de 1.400 horas ou mais 0,6.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA – AS EDIÇOES MAIS RECENTES DOS SEGUINTES LIVROS:

1-DIAGNOSIS OF DISEASES OF THE CHEST - FRASER AND PARÉ (WB SAUNDERS)

2-THORACIC SURGERY

PEARSON, DESLAURIERS, PATTERSON E COLS.

(CHURCHILL AND LIVINGSTONE)

3-SURGERY OF THE CHEST

SABINSTON AND SPENCER (WB SAUNDERS)

4-THORACIC ONCOLOGY

ROTH, RUCKDESCHEL AND WEISENBURGER (WB SAUNDERS)

5-GENERAL THORACIC SURGERY -SHIELDS (LIPPINCOTT WILLIAMS

AND WILKINS)

6-CIRURGIA TORÁCICA GERAL – CBC XIMENES NETTO, RORIZ DE

CARVALHO, VICENTE FORTE, SAAD JÚNIOR E COLS (ATHENEU)

7-ATLAS OF GENERAL THORACIC SURGERY

RAVITCH AND STEICHEN (WB SAUNDERS)

8-ADVANCED THERAPY IN THORACIC SURGERY FRANCO

AND PUTNAN (BC DECKER)

9-DIAGNOSIS AND TREATMENT OF LUNG CANCER: An Evidence-Based

Guide for the Practicing Clinician -DETTERBECK, RIVERA E COLS. (WB

SAUNDERS)

10-PLEURAL DISEASES -LIGHT (WILLIAMS AND WILKINS)

11-MANUAL DE CIRURGIA TORÁCICA - PINTO, FILHO E COLS (Editora Revinter)

12- TOPICOS DE ATUALIZAÇÃO EM CIRURGIA TORÁCICA – José J. Camargo, Darcy R. Pinto Filho

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA TORÁCICA

São Paulo, 27 de julho de 2012

Dr. Roberto Saad Dr. Mario Gesteira Costa

Presidente Secretário Geral

 
 




CardioTórax © Copyright 2009    ||    Todos os direitos reservados

Av. Anita Garibaldi, n 1477, Ed. Alexander Fleming, sala 403
Ondina - Salvador - BA - 41.950-176
Telefone: +55 71 3261-2613