|

MP solicita às secretarias de saúde parecer sobre o projeto da CARDIOTÓRAX
09/08/2010
A paralisação dos médicos cirurgiões cardiovasculares e torácicos que atuam pelo SUS no Estado programada para acontecer a partir de 2 de agosto, foi adiada por solicitação do GESAU – Grupo de Atuação Especial em Defesa da Saúde do Ministério Público da Bahia numa audiência com a diretoria da CARDIOTÓRAX – Cooperativa dos Cirurgiões Cardiovasculares ou Torácicos do Estado da Bahia, dia 29 de julho. A decisão foi acatada pelos médicos em assembléia extraordinária.
O compromisso assumido pelos promotores de justiça foi de intermediar, junto às Secretarias de Saúde do Estado e do Município, uma reestruturação dos serviços de cirurgia cardiovascular e torácica na Bahia. A audiência aconteceu dia 9 de agosto e contou com a diretoria da cooperativa Dr. Antonio Penna, Dr. Sidnei Nardeli, Dr. Helmgton Souza e do assessor jurídico, Dr. Paulo Henrique Cunha, do Secretário de Saúde do Município, Dr. José Carlos Brito, da Coordenadora da Regulação e Avaliação do Município, Dra. Ana Paula Mattos, da Coordenadora Técnica da Central Estadual de Regulação, Dra. Paula França Rocha, representando a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia, Sra. Maísa Domenech e Dr. Gabriel Andrade, além dos cinco promotores que compõem o Gesau.
Após todas as explanações iniciadas por Dr. Helmgton Souza abordando os números referentes aos serviços de cirurgias cardiovasculares e torácicas na Bahia e a manifestação de cada órgão presente, o Ministério Público solicitou que as Secretarias de Saúde Municipal e Estadual se manifestem sobre o projeto apresentado pela CARDIOTÓRAX, até o dia 16 de agosto. O Ministério Público comunicará oficialmente os relatórios à diretoria da CARDIOTÓRAX em reunião marcada para 23 de agosto, portanto, até esta data não haverá paralisação dos serviços.
Jornalista responsável:
Cinthya Brandão
DRT/Ba 2.397
|
|